Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de março, 2010

Digitalização a comida

Parece coisa de japonês, mas não, a idéia é de um brasileiro, o designer Marcelo Coelho. Através do Instituto Tecnológico de Massachussetts (MIT), nos Estados Unidos, o cara desenvolveu um projeto que diz ser o futuro da gastronomia. A máquina desenvolvida armazena, mistura e deposita camadas de ingredientes para preparar as receitas. O tal “Construtor Digital” funciona como uma versão 3D das impressoras atuais. Os cartuchos são preenchidos com ingredientes básicos que podem ser usados nas preparações. Além disso, tem um forno, para as receitas assadas. E, ainda, a tela do aparelho mostra informações diversas capturadas na internet, como valor nutricional dos ingredientes e melhor aplicação de receitas. Seria o futuro ou fim do mundo? Que medo...

Qual o som da sua cozinha?

Além de panelas, tampas e batedeiras, a cozinha tem um som especial, pelo menos na minha é assim. Acho que para aqueles que gostam de cozinhar e celebrar o momento, nada melhor que uma música para embalar a sintonia das receitas. Para quem tem prazer em escolher os ingredientes perfeitos, pensar a composição do prato e se entregar à cozinha, nada melhor do que uma trilha sonora especial. Quando estou na cozinha, a música sempre está lá. São duas artes, manifestações culturais que se encontram e inspiram. Em dias que cozinho para alguém especial, Chico é uma boa opção. Para os dias que cozinho para muitos, prefiro músicas mais animadas, Lenine é certo. Nos dias que a tristeza é motivação, prefiro Cazuza, como é bom viver um drama. Já em dias que cozinho para mim, feliz da vida, Vinícius dá o Tom. Tem muitos outros CDs (isso mesmo, nada de MPSei lá o que) que não saem do repertório. Qual o som da sua cozinha?

Receita da Semana

Pequeno bolo Para adoçar o final de semana, nada melhor que um saboroso petit gateau. Uma sobremesa simples de fazer e sofisticada para comer. Ingredientes 170 g de chocolate amargo ½ xícara de manteiga 2 ovos inteiros 3 colheres de açúcar 1/2 xícara de farinha de trigo Modo de preparo Em banho-maria, derreta o chocolate junto com a manteiga. Na batedeira, bata os ovos com açúcar até formar um creme fofo e esbranquiçado. Junte o chocolate já derretido com a manteiga e acrescente a farinha de trigo aos poucos, até que a massa fique homogênea. Coloque a massa em forminhas já untadas e leve ao forno pré aquecido. O tempo de forno pode variar entre 5 e 8 minutos. No meu, o tempo certo é de 7 minutos, então, teste com uma forminha antes para saber qual o seu ponto. Montagem Desinforme em seguida e ainda quente acompanhado de uma bola de sorvete de creme e o que mais a imaginação mandar. Mande receitas, dicas e sugestões para o próximo Receita da Semana.

É só uma hora!

Chilli mouse

Para quem pensa que pimenta é só nas panelas, eis que surge uma novidade: um mouse bastante apimentado. O feito é da empresa gaúcha Asys, que trouxe para o Brasil esse e outros divertidos mouses da marca Pat-Says-Now. O Chilli mouse certamente irá agradar chefs e apaixonados por pimenta, assim como eu. Ainda mais para quem alterna o tempo entre o espaço da cozinha e o virtual. A proposta da marca suíça ao criar mouses com formatos diferentes e coloridos é oferecer um produto para deixar o ambiente de trabalho (ou de casa) mais descontraído. Eu achei a ideia genial e já estou louca com o meu. Você pode achar os mouses em lojas especializas e nesse  site .

Senhor Cilindro

Confesso. Sempre gostei de trabalhar massas, de ter o contato com os ingredientes. Sovar, acariciar, música boa, uma companhia ideal, vinho e pronto. Precisa de algo mais? Sim! Acabei de descobri-lo: meu novo companheiro Senhor Cilindro. Às vezes um molho elaborado, outras, um fio de azeite, alho e ervas bastam. Sabe aqueles vícios, que prendem a gente de forma brutal. Estou vivendo isso. É tudo culpa do cilindro. Há pouco tempo ganhei esse senhor de presente, daqueles bem antigos, manual mesmo. Desde então, a vontade é de cilindrar até água. Como todo vício, não perdoa. Contudo, recuso tratamento, lições de auto-ajuda e até mesmo medicamentos. Confesso, estou me perdendo inteira nesse vício.

Devassa vetada

Depois de muito burburinho e tititi, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – Conar – concedeu hoje uma liminar parcial que suspende a veiculação da campanha da cerveja Devassa, estrelada pela modelo Paris Hilton. Segundo o portal G1, a Devassa Bem Loura, marca pertencente à Schincariol, teve as propagandas de televisão, rádio, mídia impressa e internet suspensas. O motivo argumentado pelo Conar é de que as campanhas tem apelo sensual. Além disso, uma promoção do site poderia estimular o consumo excessivo de álcool. E, ainda, para a Secretaria Especial dos Direitos da Mulher, o site estaria desrespeitando a mulher. Quanta coisa... A Schincariol, lógico, acatou a decisão, mas, certamente, irá se defender nessa história. Mesmo porque, segundo outros burburinhos e tititis, o investimento para lançar a nova cerveja foi de R$ 1 bilhão, sendo que só com propagandas e com a estrela da campanha Paris Hilton, seriam gastos R$ 100 milhões. Com essa história, mais uma vez é levan