Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2013

Exemplo de vida

Foi preciso apenas um depoimento para ela me emocionar. Se não bastasse, no segundo ela fez de novo. Assim como no terceiro e não me canso mais de ouvir sua história. Rosângela Rodrigues Tavares é um exemplo para todo mundo e é daquelas pessoas que a gente quer levar pra casa, de tanta lindeza.   Moradora da comunidade rural Inhame, região de Divinópolis, ainda adolescente, Rosangela namorava um rapaz e eles tiveram que se separar, pois a família dela se mudou para o interior de São Paulo para tentar a vida. Os tempos eram difíceis e ela chegou a trabalhar como boia-fria junto com os irmãos. Cansada da dificuldade decidiu voltar para Divinópolis, reencontrando seu amor de adolescência.   Eles se casaram, tiveram filhos e a vida no campo voltou a ser seu ganha pão. Eles plantavam vários tipos de legumes e hortaliças, mas a venda dos produtos estava difícil. Foi quando criou a Associação de Produtores Rurais de Divinópolis, da qual é a dirigente, e não parou mais. Daí, fundou

Tainha com sardinha

Imagina uma tarde de setembro, rua fechada em um tradicional bairro da cidade, churrasqueira assando peixes, renomados chefs cozinhando, música boa no fundo e tudo isso por uma causa nobre. Acabo de descrever o Tainha com Sardinha , que acontece no dia 21 de setembro, em Belo Horizonte. É a sétima edição do evento, que terá toda a verba arrecada destinada ao Leuceminas - Associação dos Leucêmicos do Estado de Minas Gerais. O idealizador do projeto, Eduardo Maya, irá comandar os pratos com a ajuda de alguns chefs convidados: Eduardo Avelar (Conspiração Gastronômica), Massimo Battaglini (Restaurante Pecatore) e Edson Puiati (Coordenador de gastronomia da UNA). Outro convidado é o chef Beto Haddad, do restaurante Bangkok, mas que estará cuidando da música como o DJ da tarde. Os convites são as camisas do evento, que serão vendidas a R$ 35. Quem tiver interesse em participar, é só falar comigo que estou ajudando na venda das camisas. Será um dia delicioso!  

Cerratinga, produção sustentável e consumo consciente

Quebradeiras de coco babaçu Acabei de conhecer e já estou encantada com o Cerratinga , uma iniciativa que tem por objetivo valorizar os produtos, cultura e povo do Cerrado e Caatinga. Para isso, lançaram um site para aproximar o produtor do mercado. São itens de artesanato, cosmético e culinária, que, claro, foi o que mais chamou minha atenção. Óleo de babaçu, farinha de jatobá, geleia de maracujá da caatinga, doce de umbu, castanha de baru, creme de pequi, polpa de murici, cajuí cristalizado, só para citar alguns exemplos. E o bacana é que não é um site de venda, ele te direciona para o contato do produtor, ou seja, a negociação é direta, garantindo que o retorno financeiro seja exclusivo para quem realmente faz essas delícias. Além disso, também tem várias receitas sugestivas para o uso de ingredientes do Cerrado e Caatinga. É uma ótima oportunidade de conhecer melhor os sabores desses lugares e colaborar com a iniciativa. Ficou com vontade? Eu também!