quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Tóquio é a capital mundial da gastronomia


Se alguém me perguntasse qual a capital mundial da gastronomia, acho que poderia tecer várias respostas, algumas até inusitadas, mas nem chegaria a cogitar Tóquio. Agora, se alguém perguntar para o Senhor Michelin, a resposta é exatamente essa. Os olhos puxados passaram na frente dos que fazem biquinho para falar. Segundo o Guia Michelin, sistema de avaliação mais conceituado na área, Tóquio é considerada a cidade com o maior número de restaurantes com a melhor avaliação do guia.
A capital japonesa conta com 11 restaurantes três estrelas no guia, enquanto Paris tem dez. Já Nova York tem apenas quatro restaurantes com três estrelas.
A capital do Japão continua sendo também a cidade mais "estrelada" do mundo, com 261 estrelas no total, 34 a mais que no ano pasado, concedidas a 197 restaurantes.
Apesar de Paris estar atrás de Tóquio no número de restaurantes mais bem cotados pelo guia, a França ainda está na frente na lista de países com mais restaurantes três estrelas. O país europeu tem ao todo 25 restaurantes que obtiveram a cotação máxima no Michelin. O Japão, por outro lado, tem apenas 18 restaurantes três estrelas.
O tamanho da cidade ajuda a explicar o fenômeno. Bem maior do que Paris, a capital japonesa tem 160 mil restaurantes, enquanto que a capital francesa tem 40 mil. Dois terços dos restaurantes premiados pelo guia servem comida japonesa, enquanto os outros são especializados em comida francesa, espanhola, chinesa e italiana.
Fonte: BBC
Entrevista com Jean-Luc Naret

Nenhum comentário: