sábado, 4 de agosto de 2012

Pão de queijo Dona Diva




Pão de queijo é uma tradição que os mineiros levam com orgulho, assim como o nosso amado queijo. Receita diferente é o que não falta, devem existir umas 100 formas de fazer o ‘tradicional’ pão de queijo.

Todo mundo tem ou conhece alguém que faz o melhor pão de queijo. E gosto é aquela história, cada um tem o seu. Na minha família, por exemplo, suspeito de um consenso sobre o pão de queijo do Beleus, ponta de parada certa na BR-381. O de lá tem a casquinha bem crocante, está sempre fresquinho e ninguém resiste.

E existem tantos outros bons, como o do Verdemar, que sempre é lembrado como favorito nas pesquisas. Realmente é muito bom e tem a vantagem de estar perto, sem precisar ir a nenhuma estrada.

Contudo, o campeão para mim é o pão de queijo da Dona Diva, no Mercado Central. Seja pelo sabor ou pelo carinho. A receita, que leva ovo caipira e queijo canastra, é mantida pelas filhas, já que Diva Alves está com 80 anos. Em recente visita ao Mercado, perdi a noção do tempo conversando com Sueli, uma das filhas.

E para minha surpresa, Sueli contou que o maior ensinamento de sua mãe não é a receita do pão de queijo, mas o prazer em fazer da loja extensão da própria casa. Seja pelo cheiro das fornadas, pelo respeito ao alimento ou pelo gosto em prosear com os visitantes.

Sobre o pão de queijo da Dona Diva, só tenho uma coisa para falar: experimente! Mas vá com tempo e bastante apetite. Além da prosa e do pão de queijo, tem broa de fubá, bolo caipira, bolo de coco e outras delícias. E se quiser levar para casa, tem congelado também. Os bolos precisam ser encomendados com antecedência, mas pão de queijo tem todo dia.
Dona Diva Café & Quitandas
Loja 163 no Mercado Central - Telefone: 3072-0966

Nenhum comentário: