segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O Zezé

Ontem fiz uma vista ao Bar do Zezé, que ficou conhecido através do Comida di Buteco. Aliás, o bar não existia antes disso, era uma mercearia com algumas mesas apenas. Já na primeira participação no CDB, o bar levou o primeiro lugar e não parou mais. Em 7 anos de participação, foi duas vezes o primeiro lugar, três o segundo, uma no terceiro e uma para o quarto lugar. É um sucesso, sem dúvidas. E também não tenho a intenção de discutir isso.
Em nossa conversa, entre causos e histórias, Zezé por algumas vezes ficou corado de emoção ao falar de sua vida. Já eu, fiquei uma única vez, mas não só corada, junto veio o arrepio, a palpitação e tudo mais que um momento de emoção permite.
O motivo disso tudo eu explico. Perguntei a Zezé qual era o segredo de tanto sucesso e tive como resposta o que já esperava: amor ao que faz, união da família, acreditar no sonho, etc. Fiquei satisfeita com a resposta, era o que queria ouvir. Adiante na prosa e Zezé me conta, com a maior naturalidade, como foi a relação com a fiel clientela quando a mercearia se transformou em bar.
“Meus clientes eram do tipo cadernetinha, anotavam tudo lá e vinham no princípio do mês acertar a conta. Pagavam a soma do mês anterior e anotavam novamente. Era sempre assim. Quando a mercearia acabou, eu não podia cobrar tudo deles, pois eles iam precisar de dinheiro para comprar em outro lugar. Menina, dinheiro de pobre é contado! Então, combinei com eles que iriam me pagar uma parte, o que pudessem. Assim, iam ter dinheiro para as compras daquele mês”
Eis a receita de sucesso dele. Com essa resposta não fiquei satisfeita, mas completamente encantada. Gente, descobri que Zezé é o cara. Gente, o mundo precisa de mais caras assim.

Vale uma visita ao bar e, principalmente, a Zezé
Rua Pinheiro Chagas, 406 - Barreiro de Baixo
Belo Horizonte - MG
Tel: (31) 3384 2444

Um comentário:

Mattosquela disse...

Nossa deu muita vontade de conhecer, e de provar os quitutes também!!!