domingo, 14 de dezembro de 2014

#eucomocultura


E quem não? Se pensarmos que tudo aquilo que consumimos tem uma história, dizer que gastronomia é cultura deveria ser considerado pleonasmo. Melhor seria estarmos usando essa figura de linguagem do que sonhando com o dia em que realmente a gastronomia seja reconhecida como cultura. Mas, podemos estar perto disso (uhulll!).

Alex Atala lançou recentemente o movimento #eucomocultura, com o objetivo de conseguir a aprovação do projeto de lei que visa reconhecer oficialmente a gastronomia brasileira como manifestação cultural. Esse reconhecimento é muito importante por diversos motivos, mas, na prática, influencia diretamente no incentivo a projetos que tratem desse assunto, como preservar ingredientes, fomentar pesquisas e publicações da área.

Muitos cozinheiros, artistas, jornalistas e amantes de cozinha já estão mostrando seu apoio nas redes sociais, divulgando o prato/receita/ingrediente que o representa. É super válido esse incentivo, mas é fundamental que todos assinem o projeto, pois é preciso 1 milhão de assinaturas. Participe desse movimento: eucomocultura.com.br

Nenhum comentário: