sexta-feira, 6 de março de 2015

JF Sabor 2015

Acarajé do Poleiro do Galo
O JF Sabor 2015 já começou e cheio de novidades. Este ano o evento foi dividido em categorias, que serão realizadas em datas individuas. Ontem, dia 05, começou a etapa Petiscos, que acontece até o dia 15/03. Em seguida teremos Pizzas e Massas (25/06 a 05/07), Lanches / Sanduíches (13/08 a 23/08), Pratos e Sobremesas (01/10 a 18/10) e Mais uma Dose (04/11), que promete ser o grande evento de encerramento. O tema, que vale para todas as categorias, é a gastronomia Afro-Brasileira. Informações oficiais devidamente comunicadas, vamos às minhas considerações:

- Gosto do JF Sabor, acho que tem muito potencial e a gastronomia de Juiz de Fora merece/precisa de eventos assim. Contudo, acho que essa nova formatação é um tiro no pé. Uma decisão que parece ser totalmente comercial, como uma conta simples de multiplicar o lucro de um evento por cinco. Mas, com o pouco que sei desse mercado, gastronomia não se trata disso. Despertar no público a vontade de experimentar, a curiosidade, o prazer e tantos outros sentimentos envolvidos trata-se de paixão. Não estou sentindo isso no evento.

- Pelo que percebi, já aconteceu uma votação de júri técnico dos pratos e o público não irá votar, o que considero mais um motivo que prejudica o engajamento no evento.

- Não entendi a estratégia de não divulgação do JF Sabor. Cadê os bares com identidade do evento, guia com os estabelecimentos, redes sociais bombando, garçons oferecendo o prato da casa, o burburinho na cidade? Senti falta do clima gostoso de festival.

- Dei uma olhada nos pratos criados para essa etapa. São 17 casas, sendo que 12 dessas fizeram uma versão de bolinho de alguma coisa. Penso que essa pode ser uma característica do tema, mas petisco não se resume a isso. 

- A duração da etapa Petiscos é de 10 dias para visitar 17 estabelecimentos. Achei o prazo apertado para quem pretende visitar todos os lugares.

- Passei ontem por uma casa participante, o Poleiro do Galo. Sem nenhuma identificação do evento no lugar, pedi informação ao garçom, que me disse, sem entusiasmo, que estavam participando com um acarajé. Gostoso, bem feito, mas nada demais.

- Para encerrar, só preciso compartilhar com vocês esse limão cheio de purpurina enfeitando um dos pratos do evento. Brilha limãozinho, brilha!

Foto divulgada na Fanpage da Rádio CBN Juiz de Fora

Nenhum comentário: