domingo, 5 de abril de 2015

Bolo Twix


Sou uma madrinha bem coruja e todo ano dou um jeitinho de encontrar com meu afilhado perto do aniversário dele para fazer um bolo bem caprichado. Esse ano ele fez 15 anos e, como todo bom adolescente, está na fase do “quanto mais chocolate melhor”. Uma de suas guloseimas preferidas (e de quem não?) é o Twix e essa foi a inspiração para o bolo da vez. Confira a receitinha de dar água na boca.

Ingredientes da massa:
3 ovos
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 pitada fermento em pó

Ingredientes do recheio (brigadeiro de caramelo):
1 xícara de chá de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
2 latas de leite condensado

Ingredientes da cobertura:
½ kg de chocolate amargo
2 caixinhas de creme de leite
10 tabletes de Twix

Modo de preparo:

Massa: bater as gemas e o açúcar na batedeira até formar um creme embranquecido. Acrescentar a água e a farinha de trigo e bater mais um pouco. Misturar delicadamente as claras em neve e o fermento e misturar até ficar homogêneo. Levar para assar em forma untada e enfarinhada até dourar. 
* Fiz três receitas, para ter três discos de massa na montagem.

Recheio: levar o açúcar e a manteiga no fogo baixo até derreter e caramelizar. Acrescentar o leite condensado e misturar até dar ponto de brigadeiro. Retirar do fogo e deixar esfriar.

Cobertura: levar no fogo em banho maria o chocolate picado e o creme de leite até derreter e formar um creme homogêneo. Picar os twix e reservar.

Montagem: colocar um disco de massa e cobrir com metade do brigadeiro de caramelo. Colocar outro disco de massa e cobrir com o restante do brigadeiro, reservando duas colheres para o final. Colocar o último disco de massa e cobrir o bolo todo com a cobertura de chocolate. Levar à geladeira por 1 hora para firmar. Retirar da geladeira e decorar com os twix picados e o restante do brigadeiro de caramelo reservado.

Depois é só servir e ver a alegria do afilhado devorando o bolo! 

Um comentário:

Anônimo disse...

Delicia de bolo e de carinho!!
Luana