quinta-feira, 30 de junho de 2016

Amor em forma de bolo


Bolo de aniversário ou para o café da tarde, com ou sem cobertura, redondo ou quadrado, bolo de nata ou até de nada. Acho que foi a primeira coisa que cozinhei sozinha e, desde então, assumi a função de boleira da família. Gosta de pensar nas combinações de massa, recheio e cobertura para um bolo mais elaborado. Mas, gosto igualmente, de bater um bolinho despretensioso enquanto rola uma prosa na cozinha ou um disco na vitrola. Por ter essa paixão e facilidade com bolos, virou pedido oficial das pessoas ao meu redor. E nada mais gostoso do que fazer um afago comestível e cheiroso assim a quem a gente ama. A receita de hoje surgiu de acordo com o que tinha em casa e, por isso, vou me esforçar para reproduzir as medidas certinhas, já que fiz ‘no olho’ mesmo. 

Ingredientes:
2 ovos caipiras (momento ostentação!)
1 xícara de açúcar mascavo
3 colheres de óleo de coco
2 colheres de azeite
1 xícara de leite
1 xícara de farinha de coco
1 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento químico

Modo de preparo:
Bata as claras em neve com a pitada de sal e reserve. Em outra vasilha, bata as gemas, o açúcar, o óleo de coco e o azeite até ficar bem fofo. Acrescente o leite e as farinhas e bata mais um pouco. Misture delicadamente as claras em neve e o fermento. Coloque em uma forma untada e enfarinha e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos.

Dica: fiz uma caldinha vapt vupt para despejar por cima. ½ xícara de açúcar, 1 gema, 1 colher de manteiga, 2 colheres de água e 2 colheres de chocolate em pó. Três minutinhos no fogo, até derreter e misturar tudo, e pronto!  

Nenhum comentário: