Pular para o conteúdo principal

Orgulho de Minas...

Das montanhas de Minas Gerais, inconfidentes ensaiaram um grito no final do século XVIII. A luta era contra a opressão dos colonizadores portugueses que, dentre outras exigências, proibia atividades fabris e artesanais. Tempos depois, outros mineiros também ensaiam um grito. Eles, que já foram tachados de loucos e sonhadores, conspiraram algum tempo até decidirem que é chegado o momento. É a hora de subir em montanhas e se fazer ecoar por horizontes distantes. Agora, é fazer valer a bandeira idealizada pelos inconfidentes e que se tornou representação do Estado. “Liberdade ainda que tardia”. Reconhecimento da gastronomia mineira ainda que tardio.
Esse movimento é a Conspiração Gastronômica, fundada por meio de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), não por acaso, no dia 21 de abril. A luta é para promover, divulgar e preservar os produtos e a cultura gastronômica de Minas Gerais, levando-a para todo o Brasil e exterior.
Para isso, está sendo criado um “selo” que irá reconhecer e classificar os produtos mineiros autênticos e de qualidade. Uma forma de valorizar o produtor e difundir os ingredientes típicos do Estado. É resgatar aquelas tais atividades fabris e artesanais que, carregadas de identidade cultural de um povo, foram proibidas pela Coroa Portuguesa em 1785. É aliar a tradição à modernidade, é acompanhar a evolução mundial da gastronomia, mas sem esquecer suas origens.
A Inconfidência Mineira representa para os mineiros um símbolo de resistência e luta pelos seus direitos. E, assim como aqueles, temos estes outros, os inconfidentes de um novo tempo, por uma nova causa, mas que trazem marcas de um povo sabido e corajoso. Os nossos “Joaquim” são Eduardo Avelar, Eduardo Maya e Ralph Justino.
Cada um tem uma história particular e traz sua história de vida para a Conspiração. Avelar é chef de cozinha e responsável pelo Guia Sabores de Minas, um projeto que, pelo jornal Estado de Minas, viaja por todo o Estado, pesquisando e descobrindo em cada canto as belezas escondidas em nossas cozinhas. Esse trabalho traz para a Conspiração Gastronômica a experiência com mapeamento dos produtos de origem em Minas Gerais.
Já Eduardo Maya, também chef e empresário, é responsável pelo Comida Di Buteco, evento que, há mais de dez anos, vem difundindo a cultura de botecos em Minas Gerais. Com o Comida Di Buteco, o conceito de bares no Estado mudou, uma vez que foi resgatada a bela cultura de botecos. Esse projeto conspira com o resgate da identidade cultural dos mineiros, a forma como Minas se orgulha, por exemplo, de ter bar, e não mar.
E Ralph Justino, um empresário apaixonado por gastronomia, é o idealizador do Festival de Gastronomia de Tiradentes, um evento que faz parte do calendário gastronômico e conhecido por colocar Tiradentes no mapa. Nos dias do festival, a cidade respira o melhor da gastronomia nacional e internacional, permeada pela tradição de Minas Gerais. Esse trabalho mostra a força do Estado ao consolidar sua gastronomia.
A partir dessa aliança, o trio tem conseguido atrair gente de toda a sociedade mineira, pessoas que fizeram e fazem parte da história deste Estado. Mineiros unidos por uma causa, uma nobre causa que tem gosto de queijo e goiabada.

“Ser mineiro é dormir no chão para não cair
da cama. Mineiro não dá ponto sem nó. Não
conversa, confabula. Não combina, conspira.”
Fernando Sabino

*Texto produzido especialmente para Revista Sabores e que divido aqui com vocês...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assa peixe em Sabará

No final de novembro do ano passado estive em Sabará, bem pertinho da capital mineira, para participar do 27º Festival da Jabuticaba. Na época estava em uma correria e acabei não falando uma linha sobre o assunto aqui no blog. E agora vasculhando alguns arquivos achei um material bacana, receitas e dicas que vale contar para vocês. Além de servir de inspiração para participar do próximo festival, a cidade merece ser visitada sempre, pois os produtores artesanais, restaurantes e cozinheiros estão preparados para receber o ano todo. Para começar, preciso contar a minha maior surpresa por lá, o assa peixe frito. É feito pelo cozinheiro Manoel Ferreira, que trabalha no restaurante do Parque Quinta dos Cristais . Ele conta que aprendeu a cozinhar com a mãe, que o ensinou não só o ofício, mas também o prazer em degustar e identificar os sabores presentes em cada garfada. Para quem não conhece (assim como eu não conhecia), o assa peixe é uma urtiga, muito usada como planta medici

Lenda do bacuri

Outra lenda interessante é sobre a origem do bacuri. Dizem que, certo dia, na floresta, apareceu a cabeça de um índio caxinauá, que havia sido degolado por um de seus companheiros. A cabeça aterrorizava a tribo com exigências que deveriam ser cumpridas para evitar que não lhes fosse tirada a vida. Todos deviam buscar, na floresta, um fruto amarelo escuro e manchado, com casca dura e uma polpa deliciosa, vindo de uma árvore cheia de flores avermelhadas. Os índios obedeceram às ordens por muito tempo até que um dia alguém resolveu experimentar o fruto, sendo seguido por todos os outros índios. A cabeça ficou muito brava e se transformou na Lua. Depois disso, sempre que comiam a fruta, davam as costas para Lua.

Olhos de guaraná

Muitas frutas típicas do Brasil foram descobertas pelas mãos dos índios, o que explica as lendas contadas sobre a origem de algumas. O guaraná , por exemplo, é campeão de histórias que explicam sua existência. Em uma dessas, conta-se que havia um casal de índios na selva, que sonhavam em ter um filho. Até que Tupã , o deus dos deuses, concedeu a eles um filho perfeito. O menino era esperto e inteligente, sabido de todas as coisas. Contudo, para protegê-lo, os pais não lhe contaram sobre o segredo de Jurupari , um espírito do mal, que podia se transformar em qualquer coisa. Atiçado pela bondade do menino, Jurupari resolveu tirar-lhe a vida. O espírito do mal se transformou em serpente e, como todas as criaturas da mata eram afeiçoadas ao menino, ele não se intimidou diante do animal, que acabou por picá-lo. Ao encontrarem o menino viram que ele estava morto, com os olhos virados para trás. A floresta se abateu com tanta tristeza e, no meio do desespero, ouviu-se um trovão d