quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Bolo de amendoim


Nada melhor do que comemorar aniversário. Eu amo essa data, faço contagem regressiva e bolo para celebrar. E esse ano, de casa nova, não seria diferente. Recebi alguns amigos em casa para cantar parabéns para os aniversariantes do mês de agosto da nossa turma. Somos três agostinhos e apaixonados por amendoim, daí a inspiração para a receitinha de hoje.

Ingredientes

Massa:
2 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de café de fermento químico

Recheio:
200 gramas de amendoim torrado, sem pele e triturado
400 gramas de doce de leite

Cobertura:
200 gramas de doce de leite
1 xícara de açúcar cristal
50 gramas de amendoim torrado, sem pele e triturado

Modo de preparo:

Massa: Bater as gemas com o açúcar até formar um creme embranquecido. Adicionar a água e a farinha de trigo e bater mais um pouco. Misturar delicadamente as claras em neve e o fermento químico. Colocar em uma assadeira untada e enfarinhada e levar ao forno preaquecido até assar. Fazer três discos de massa.

Recheio: Misturar o doce de leite com o amendoim e levar à geladeira para firmar.

Cobertura: Preparar um crocante de amendoim para a cobertura. Derreter o açúcar até caramelizar e adicionar o amendoim. Despejar em uma superfície untada e esperar esfriar. Quebrar o crocante em pedaços pequenos.

Montagem: Colocar um disco de massa e a metade do recheio e, novamente, outro disco de massa e o restante do recheio. Colocar o último disco de massa e despejar o doce de leite. Colocar os crocantes de amendoim e levar à geladeira antes de servir. 

Nenhum comentário: