sexta-feira, 17 de julho de 2015

O melhor molho de tomate do mundo


Outro dia falei aqui sobre a famosa pizza da minha avó, que é simplesmente uma das mais exemplares formas de perfeição existentes no mundo. O que não contei, ainda, é sobre um dos segredos para essa receita de Dona Conceição: o melhor molho de tomate do mundo!

Juro que não é exagero e, muito menos, a devoção de uma neta falando. O molho de tomate dela é escandaloso de simples e saboroso. Aliás, acho que a simplicidade é o motivo de ser tão incrível, pois é feito basicamente de tomate e carinho. Em nossa família existe um verdadeiro contrabando de molho por esse Brasil afora, potinhos que vão pra lá e pra cá.

Ontem foi dia de me arriscar nas panelas para preparar o tal molho. Tomate madurinho, bem escolhido. Devidamente lavados, cortados ao meio e sem sementes, eles vão para a panela com um copo de água. Fogo baixo, sem pressa, os tomates vão suando e soltando a pele. Coisa de minutos e já pode colocar em um escorredor, tirar a pele e deixar escorrer a água. Triture os tomates e volte ao fogo para apurar. Uma pitada de açúcar, outra de sal e o pulo do gato. Lembro-me sempre de ver minha avó refogando o alho e a cebola bem picadinhos e dizendo: "Mariana, metade tem que bater com o molho e o restante colocado direto na panela, assim fica mais gostoso".

Pronto, é hora de ficar feliz da vida com o resultado e usar a imaginação, seja em pizza, macarrão ou com uma torradinha – lá em casa é um vício comer esse molho com pão!

Nenhum comentário: