quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Versatilidade


Uma bebida que, de acordo com minha versão preferida, foi descoberta por um pastor de cabras. O tal pastor observou que os animais ficavam mais espertos quando ingeriam folhas e frutos do cafeeiro. A característica energizante do café ainda é um dos motivos para o consumo em dias atuais, mas a bebida surpreende.
Já foi moeda de troca, sinônimo de poder e riqueza, como também causadora de crises econômicas. Contudo, de umas xícaras para cá, o café passou a ser considerado também uma forma de arte, com várias facetas.
As receitas, combinações e padrão de qualidade do café são fatores traduzidos atualmente em uma categoria, a de barista. Esse profissional é conhecedor de todo o processo, desde o cultivo do grão até à temperatura ideal para servir a bebida. Aqui, café é arte.
Há ainda aqueles profissionais que desenvolvem seu lado artista, criando desenhos em cima da espuma de drinks com café. Nesse momento, é arte no café.
E para finalizar, apresento arte com café. Isso mesmo. Existe uma técnica de pintura em tela que utiliza o café solúvel, um pigmento natural. As obras são inacreditáveis, ficam parecendo um material envelhido. Esse trabalho é desenvolvido pelo artista Alexander P. Moreira, que na figura acima faz uma homenagem a Charles Chaplin.
Mais obras de Alexander: http://fotolog.terra.com.br/alexanderdesenhos

6 comentários:

Renato disse...

Mariana, muito legal. Se souber de alguém que faça esse trabalho aqui em BH me fale por favor.

Roberta Soilev disse...

Adorei sua matéria! Sou jornalista também e me interesso muito por gastronomia, seu blog está nos meus favoritos agora! Beijos!

Mariana Marcial de Almeida disse...

Olá Renato, não conheço ninguém em BH que faça esse trabalho. Mas no fotolog no Alexander tem os contatos dele, talvez ele aceite encomendas de longe. Abraços =)

Marco Antonio Zanfra disse...

Votei na enquete ao lado e estou complementando aqui a informação. Sim, na minha cozinha tem colher de pau; aliás, tem duas: uma para doces e outra para salgados.
Por falar nisso, neste seu blog - que acaba de ser colocado entre os favoritas do "Fala, Zanfra!" (http://falazanfra.blogspot.com) - vai rolar uma ou outra receitazinha?

Mariana Marcial de Almeida disse...

Olá Zanfra, que bom lhe ver por aqui. A enquente ao lado será usada em uma matéria que estou preparando sobre esse assunto. Sobre as receitas, claro que irão dar seu ar de graça por aqui.. Abraços!

Fabiola disse...

E as receitas de Mariana são Mara!!! rs
Saudade do seu tempero querida!
Essa história do café aparece no filme "Antes de Partir", que não é um filme gastronomico, mas é uma boa pedida com PIPOCA! rs

Beijo