sábado, 1 de outubro de 2011

Tira gosto mais que especial



Se você salivou imaginando uma generosa porção de torresmo na foto acima. Pasmem, não é! Esse é um dos pratos que mais me surpreendeu até hoje, dobradinha frita com molho de mexerica. Tive o prazer de conhecer em uma viagem com a equipe do Programa Sabores de Minas.

A experiência surpreendeu não só pelo sabor, mas também pela animação e carisma de Eliana Silva, que comanda a receita e a cozinha do restaurante Rapa do Angu, na região de Brumadinho.

É um prato delicioso, econômico, fácil de fazer e que implora por uma cerveja gelada. Ficou com vontade? A receita está bem aqui...

Dobradinha
1 quilo de dobradinha picada em pedaços pequenos
2 dentes de alho amassados com sal
1 colher (sobremesa) de colorau
3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
Pimenta-do-reino a gosto
2 xícaras (chá) de fubá de milho
Óleo para a fritura

Geléia de mexerica
1 litro de suco de mexerica
2 xícaras (chá) de casca de mexerica
Meia xícara (chá) de azeite
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de cravo moído
1 colher (chá) de gengibre ralado
5 pimentas dedo de moça
1 xícara (chá) de açúcar cristal
2 dentes de alho amassado

Molho
4 colheres (sopa) de geléia de mexerica
1 colher (sopa) de molho inglês
1 pitada de pimenta-do-reino
1 colher (sopa) de molho de pimenta
1 colher (sopa) de vinagre

Limpar bem os pedaços de dobradinha, cobrir com água e bicarbonato e deixar ferver. Escorrer e ferver novamente, com a mesma quantidade de água limpa. Retirar os pedaços e refogá-los com alho e sal. Pôr o colorau e a pimenta-do-reino.Acrescentar um litro e meio de água e deixar cozinhar por uma hora. Retirar os pedaços com uma escumadeira e imediatamente passá-los no fubá. Rapidamente, despejá-los no óleo quente e deixar dourar.

Para a geléia, bater todos os ingredientes no liquidificador e levar ao fogo, até que a mistura fique bem consistente. Esfriar e pôr em potes esterilizados. E para finalizar o molho, misturar todos os ingredientes e servir como acompanhamento da dobradinha frita.

Nenhum comentário: