segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Queijo em pauta


Um ícone da culinária mineira tem sido tema de muitas discussões e comentários ultimamente: nosso querido queijo. Muito se fala sobre suas características, qualidade, versatilidade e, principalmente, sobre a proibição. Isso porque o nosso queijo é produzido a partir de leite cru, ou seja, que não tenha passado por processo de pasteurização.  E isso incomoda muito aos órgãos regulamentadores. E incomoda ainda mais aos seus defensores, que acreditam em um produto que mantenha não só segurança alimentar, mas que mantenha originalidade, tradição e cultura. Pensando nisso,  darei início a uma série dedicada ao queijo. Para começar os trabalhos, vejam as últimas notícias...

No Comida di Buteco de 2012, em Belo Horizonte, o ingrediente homenageado será o queijo.

A Conspiração Gastronômica defende com fervor esse ingrediente e recentemente publicou uma matéria sobre o assunto.

Eduardo Avelar estreou na Rádio Guarani o Programa Sabores de Minas, numa bem humorada crítica à legislação do queijo. Além disso, seu blog sempre tem esse ingrediente.

O mestre Carlos Dória também tem falado em seu blog sobre o queijo.

Acaba de ser lançado o documentário O mineiro e o queijo, de Helvécio Ratton.
Pegando carona no lançamento do documentário, Girão teceu em seu blog.

É só o começo...

Um comentário:

Mariana disse...

Oi Mariana,

Também sou amante da cozinha, formada em Direito, mas atualmente estudo gastronomia. Adorei seu blog e vou passar a acompanhar.
Tenho um blog de gastronomia também, mas mais voltado para confeitaria. Se quiser conferir: www.chezmari.tumblr.com

Essa questão do queijo é muito interessante e já tinha lido algumas coisas sobre o assunto. Faço parte dos defensores do leite cru e como mineira essa proibiçao me atinge bastante. O nosso potencial em desenvolver produtos a partir do leite cru é muito grande e, infelizmente, ainda não foi explorado como se deve por repressões tolas como essa. Vamos torcer para que a nossa cultura saia vitoriosa e possa ser preservada.