sexta-feira, 26 de junho de 2009

O melhor lugar da casa

A vantagem de se ter um blog, além de usá-lo para divulgar informações e idéias, é poder fazer uso desse espaço para relatos pessoais. Esse texto, fala disso, de uma das relações que tenho com a gastronomia.
Desde pequena fui acostumada e ver todas as reuniões sendo realizadas na cozinha. De um simples café com pão na chapa do fogão à lenha, hora em que aproveitávamos o quentinho do fogo para aquecer os dias frios, até os grandes almoços e jantares em família.
Na minha casa, todos os assuntos, discussões, brigas, alegrias, comunicados, são feitos ao redor de uma mesa. Quando das mãos das mulheres da casa, uma fartura sem tamanho, que na maioria das vezes nos faz salivar só de sentir o cheiro dos quitutes. Quando das mãos dos homens, fortes e calejadas, as especialidades são os churrascos. A nova geração, netos e netas, ficam responsáveis por trazer novidades e por conta do barulho, é uma bagunça completa.
Essa vivência me permite dizer que o melhor lugar da casa, sem dúvidas, é a cozinha. É nesse ambiente que me realizo quando estou feliz ou triste. É onde coloco em prática minhas invenções, que ora dá certo e ora é um desastre. E quando tudo dá errado, é o momento de começar tudo novamente, mas sem sair da cozinha.

3 comentários:

Renata de Almeida disse...

Suave... rs
Como vc pode perceber, pelo menos uma de suas amigas juizforanas deu atenção a seu blog. rs.
Tô precisando de uma cozinha, sem glúten, com vc...
mas essa história de vc vir dia 10 não está nada boa: não estarei aqui...
e agora, como a gente faz?

Mariana Marcial de Almeida disse...

Re, vou elaborar um cardápio especial para você... tem como fazer muita coisa gostosa com as opções que encontramos nos supermercados atualmente.

Anônimo disse...

Mariana,

Quanta gente nova no mundo atual desconhece a alegria da familia reunida na cozinha. Na minha, em momenots de alegria e de tirsteza também, que nestas horas comer juntos é muito bom.

S.