sexta-feira, 2 de abril de 2010

Receita da Semana


Sardinha
Outro dia fui fazer uma matéria sobre sardinhas e seu benefício para a saúde. Além de descobrir que a danada é realmente muito boa para a saúde, aprendi uma receita prática e saborosa. Uma opção diferente e barata para variar o cardápio da quaresma.
Falando primeiro da saúde, a explicação é que parte da gordura da sardinha é composta por ácidos graxos comprovadamente eficazes em baixar a taxa de colesterol e triglicérides sanguíneos. Esses ácidos, denominados Ômega 3, reduzem também a coagulação, minimizando a possibilidade de trombose, auxiliam a controlar a pressão arterial e possuem efeito antiinflamatório.
A sardinha pode ser preparada de várias formas, contudo, para reforçar seu papel saudável, é bom evitar fritura. Então, lá vai uma receita simples, saudável e cheia de sabor.

Ingredientes
10 sardinhas inteiras limpas
200 ml de óleo
200 ml de vinagre
200 ml de água (ou o que baste para tampar as sardinhas)
Sal e tempero a gosto

Modo de preparo
Disponha as sardinhas em uma panela de pressão, intercalando-as até formar um tipo de esteira. Coloque os temperos e líquidos e cozinhe por 40 minutos. Depois de pronta, a sardinha fica parecida com a que compramos enlatada, é surpreendente.



4 comentários:

carol disse...

hummmmmm.. vou tentar ehmm..
mas eu gostei da ideia da mousse de pimenta... vc comeu? é bom? ja vi geleia tb, mas nunca comi.
bj

Mattosquela disse...

Huuum que delícia de receita mais baratinha! ;-)

Ta na minha lista heim! O problema é só limpar a sardinha...

Léa disse...

Mariana, fiz a receita e ficou ótima de verdade. Agora vou dar a minha dica, um arroz branco, uma salada e a sardinha, não precisa de mais nada..

Anônimo disse...

Mariana, muito boa ideia esta receita.
Também fica ótimo com qualquer outro tipo de peixe que tenha muitos espinhos.
O vinagre utilizado na receita reage com o cálcio dos espinhos, transformando-os em acetato de cálcio, simplesmente saúde... pois é o mesmo acetato adicionado nos alimentos ricos em cálcio, e afinal, não perdemos nenhum peixinho devido aos espinhos!!!

Bjs,
Fernando Manfrim.