quinta-feira, 16 de julho de 2009

Teoria da conspiração


Recentemente, circulou pela rede um email afirmando que uma cooperativa de plantadores de feijão estaria infestada pelo protozoário Trypanosoma Cruzi, causador da doença de Chagas. O assunto foi muito discutido e desmentido, pois as informações relatadas na mensagem não tinham fundamento.
Se não bastasse, essa semana começou a circular uma nova mensagem, que chega a ser irrisória. Neste email, que tem como titulo “A verdade sobre o feijão infectado”, o autor passa o texto todo justificando o email anterior, afirmando que realmente era falso e que ele nos revela a verdade sobre história. “A mensagem anterior realmente é falsa. A cooperativa de produtores de feijão usou esse disparo falso como estratégia de marketing, com obijetivo de atrair olhares para a marca, uma jogada de mestre”.
Essas pessoas que teimam em lançar campanhas na internet com informações alarmantes, deveriam ao menos ter o trabalho de pensar antes de escrever. Querer fazer terror, espalhar um vírus ou qualquer outro coisa, tudo bem, cada um com sua loucura. Agora, tem que ter um mínimo de coerência.
A mente responsável por tal proeza deveria levar em consideração alguns pontos, caso queira vender seu conto da carochinha. Mas, caso a intenção seja apenas nos fazer rir, cumpriu sua função. Isso, porque apenas nesse trecho que citei, já é possível pontuar algumas questões:
- Ao invés de usar a criatividade e criar um novo assunto, preferiu se basear em um material já defasado na rede, todos já viram esse email!
- Considerar o email falso como estratégia da cooperativa, fala sério! Quem ia querer criar uma imagem negativa?
- E como a marca atrairia os olhares da população, sendo que em nenhum momento é citado o nome da cooperativa, para quem devemos olhar então?
- E para finalizar, já estão desrespeitando o coitado do feijão, tinha que atacar a língua portuguesa também, será que esse era o obijetivo?

Um comentário:

Carlos disse...

Essas histórias são ótimas mesmmo, quem não se lembra daquela sobre red bull..