Pular para o conteúdo principal

Um estranho no ninho


Os estudantes que moram sozinhos passam por situações diversas, que contando muitos não acreditam. Nesses casos, é preciso fotografar a cena para ter credibilidade, valendo-se da máxima “ver para crer”.
Assim aconteceu nos tempos da faculdade. Hora do almoço, atrasada para algum dos três estágios que fazia ao mesmo tempo, fiz uso de um recurso comum entre essa classe: colocar a carne para descongelar ao sol que bate na janela.
Minutos depois, fui surpreendida por um ladrão de carne, imponente e destemido, aparecia o gavião. Ao contar sobre o fato, ninguém acreditou. Pensei que talvez não inspirasse verdades ou que o episódio era mesmo duvidoso: uma ave que atendia a seu instituto primário, a caça, entre prédios de uma sociedade civilizada.
Mas a história era muito boa, merecia a importância devida. Então, no final de semana, com mais tempo disponível, resolvi tentar a sorte. Coloquei um pedaço de carne, desta vez fora do plástico, com intuito de atrair ainda mais a ave. Para minha felicidade, o gavião voltou, repetiu o feito e a ação foi registrada.

Moral da história: Nunca coloque carnes para descongelar na janela.

Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

Comentários

Tatiana Diniz disse…
ardida com certeza... é isso que acontece quando invadimos o espaço dos outros, também somos inavadidos.. é a natureza se rebelando.. muito boa mariana!
Fabíola Mattos disse…
Eu tenho uma boa história relacionada ao desbravar da cozinha quando se sai da casa dos pais...
A menina que mora comigo tinha uma mão indiscutível para bolos e tortas. Um triste dia tudo desandou, olhamos o forno, a questionamos quanto ao fermento, e tudo que ela dizia era "comprei fermento novo, o forno estava quente, o problema é comigo".
Todo o resto das delícias que não iam ao forno continuava ótimo, mas falava-se em bolo ela desanimava. Ai um dia alguém teve a idéia, "Fabíola faça você o bolo hoje, seu bolo tb é bom! Vamos ver se achamos o erro". Topei logo, não via o hora de comer aquele bolo de cenoura com cobertura de chocolate!! Mas quando estávamos reunindo os ingredientes tivemos a fatídica surpresa... Ela estava usando fermento de pão!!! Não aguentamos de tanto rir! E ela nos perguntava, “o que, que tem de mais nesse fermento?”. A preguiça de quem mora sozinho de ir ao supermercado – mesmo que ele seja do outro lado da rua- nos fez desistir do bolo nesse dia. Mas depois dessa... o bolo era o de menos!
Histórias não faltam Fabíola... jovens fora da casa dos pais fazem cada uma.. contando ninguém acredita...rs!
beijos!

Postagens mais visitadas deste blog

Assa peixe em Sabará

No final de novembro do ano passado estive em Sabará, bem pertinho da capital mineira, para participar do 27º Festival da Jabuticaba. Na época estava em uma correria e acabei não falando uma linha sobre o assunto aqui no blog. E agora vasculhando alguns arquivos achei um material bacana, receitas e dicas que vale contar para vocês. Além de servir de inspiração para participar do próximo festival, a cidade merece ser visitada sempre, pois os produtores artesanais, restaurantes e cozinheiros estão preparados para receber o ano todo. Para começar, preciso contar a minha maior surpresa por lá, o assa peixe frito. É feito pelo cozinheiro Manoel Ferreira, que trabalha no restaurante do Parque Quinta dos Cristais . Ele conta que aprendeu a cozinhar com a mãe, que o ensinou não só o ofício, mas também o prazer em degustar e identificar os sabores presentes em cada garfada. Para quem não conhece (assim como eu não conhecia), o assa peixe é uma urtiga, muito usada como planta medici

Lenda do bacuri

Outra lenda interessante é sobre a origem do bacuri. Dizem que, certo dia, na floresta, apareceu a cabeça de um índio caxinauá, que havia sido degolado por um de seus companheiros. A cabeça aterrorizava a tribo com exigências que deveriam ser cumpridas para evitar que não lhes fosse tirada a vida. Todos deviam buscar, na floresta, um fruto amarelo escuro e manchado, com casca dura e uma polpa deliciosa, vindo de uma árvore cheia de flores avermelhadas. Os índios obedeceram às ordens por muito tempo até que um dia alguém resolveu experimentar o fruto, sendo seguido por todos os outros índios. A cabeça ficou muito brava e se transformou na Lua. Depois disso, sempre que comiam a fruta, davam as costas para Lua.

Olhos de guaraná

Muitas frutas típicas do Brasil foram descobertas pelas mãos dos índios, o que explica as lendas contadas sobre a origem de algumas. O guaraná , por exemplo, é campeão de histórias que explicam sua existência. Em uma dessas, conta-se que havia um casal de índios na selva, que sonhavam em ter um filho. Até que Tupã , o deus dos deuses, concedeu a eles um filho perfeito. O menino era esperto e inteligente, sabido de todas as coisas. Contudo, para protegê-lo, os pais não lhe contaram sobre o segredo de Jurupari , um espírito do mal, que podia se transformar em qualquer coisa. Atiçado pela bondade do menino, Jurupari resolveu tirar-lhe a vida. O espírito do mal se transformou em serpente e, como todas as criaturas da mata eram afeiçoadas ao menino, ele não se intimidou diante do animal, que acabou por picá-lo. Ao encontrarem o menino viram que ele estava morto, com os olhos virados para trás. A floresta se abateu com tanta tristeza e, no meio do desespero, ouviu-se um trovão d