Pular para o conteúdo principal

A cozinha da vovó - parte 01

Há um ano escrevi um livro para minha avó. Uma publicação única, só para ela, mostrando o quanto sou grata por ter me ensinado o amor pela cozinha. Hoje, dando uma olhada nesses arquivos, decidi publicar as crônicas e receitas aqui no blog, só para vocês também se apaixonarem por ela.

Primeira lembrança inventada
A ideia de começar a escrever sobre vovó veio da vontade de puxar no fundinho da memória minha primeira lembrança com ela. Sempre admirei contadores de casos que relatam fielmente sua primeira experiência na cozinha, mesmo que vivida no auge dos seus quatro anos de idade. A primeira coisa que me pergunto é sobre a possibilidade de lembrarmos coisas passadas quando somos tão pequenos.
Uma pesquisa rápida na internet me conta, com toda sua sabedoria, que realmente é possível lembrar daquilo que aconteceu nessa idade. Invejo um pouco essa habilidade, porque eu realmente não consigo. Já meditei, pensei, imaginei, mas não me lembro. Menos ainda sei se a minha primeira experiência na cozinha foi com vovó, acho mais provável que tenha sido com minha mãe.
Depois de ter a certeza dessa falta de lembrança e aceitar que minha memória não é nenhum exemplo de eficiência, passei a criar minha própria “primeira experiência na cozinha com vovó”. Algumas receitas me fazem viajar pelo tempo e começo a lembrar das que mais fizemos na minha pequena idade, mesmo que não sejam efetivamente nos tais quatro anos.  Broa de amendoim é das preferidas, mas não das primeiras. Biscoito de polvilho frito sempre foi o mais pedido pelos netos, mas muito perigoso para participarmos. Pizza é a mais emblemática, mas dessa tenho a lembrança exata e não foi nessa idade.
Depois de algum tempo vagando na memória e ficando com água na boca de saudade, eis que me lembro de uma cena corriqueira, mas forte candidata à primeira lembrança: rosquinha de nata. Dedos pequenos e sem jeito para enrolar insistiam uma tarde inteira até conseguir trançar algumas rosquinhas. Algumas formas especiais também eram trabalhadas, como coração e a letra M.
Enquanto vovó montava uns cinco tabuleiros lotados das mais lindas e padronizadas rosquinhas, eu tinha o meu pequeno tabuleiro para completar. A massa ficava até um pouco escura, de tanto manipular, ou melhor, brincar. Vovó não ligava, pelo contrário, ria. Pois bem, fica então decidido que essa é a minha primeira lembrança na cozinha dela. Confesso que agora até acredito que possa mesmo ter sido. Senão a rosquinha, o seu sorriso.

Rosquinha de Nata
Ingredientes
4 colheres de sopa açúcar
1/2 xícara de chá leite
1 xícara de chá nata
2 ovos
1 pitada de sal
1 colher de sopa sal amoníaco
Farinha de trigo até dar o ponto

Modo de preparo
Desmanchar o sal amoníaco no leite. Acrescentar os demais ingredientes e adicionar a farinha até que a massa adquira consistência. Sovar delicadamente. Enrolar as rosquinhas e levar para assar em forno pré-aquecido.

Comentários

Camila Coubelle disse…
Ahhh que lembrança boa! Além das letras C e P, minha vó fazia o "gatinho"! Queria ter uma foto disso!

Postagens mais visitadas deste blog

Assa peixe em Sabará

No final de novembro do ano passado estive em Sabará, bem pertinho da capital mineira, para participar do 27º Festival da Jabuticaba. Na época estava em uma correria e acabei não falando uma linha sobre o assunto aqui no blog. E agora vasculhando alguns arquivos achei um material bacana, receitas e dicas que vale contar para vocês. Além de servir de inspiração para participar do próximo festival, a cidade merece ser visitada sempre, pois os produtores artesanais, restaurantes e cozinheiros estão preparados para receber o ano todo. Para começar, preciso contar a minha maior surpresa por lá, o assa peixe frito. É feito pelo cozinheiro Manoel Ferreira, que trabalha no restaurante do Parque Quinta dos Cristais . Ele conta que aprendeu a cozinhar com a mãe, que o ensinou não só o ofício, mas também o prazer em degustar e identificar os sabores presentes em cada garfada. Para quem não conhece (assim como eu não conhecia), o assa peixe é uma urtiga, muito usada como planta medici

Lenda do bacuri

Outra lenda interessante é sobre a origem do bacuri. Dizem que, certo dia, na floresta, apareceu a cabeça de um índio caxinauá, que havia sido degolado por um de seus companheiros. A cabeça aterrorizava a tribo com exigências que deveriam ser cumpridas para evitar que não lhes fosse tirada a vida. Todos deviam buscar, na floresta, um fruto amarelo escuro e manchado, com casca dura e uma polpa deliciosa, vindo de uma árvore cheia de flores avermelhadas. Os índios obedeceram às ordens por muito tempo até que um dia alguém resolveu experimentar o fruto, sendo seguido por todos os outros índios. A cabeça ficou muito brava e se transformou na Lua. Depois disso, sempre que comiam a fruta, davam as costas para Lua.

Olhos de guaraná

Muitas frutas típicas do Brasil foram descobertas pelas mãos dos índios, o que explica as lendas contadas sobre a origem de algumas. O guaraná , por exemplo, é campeão de histórias que explicam sua existência. Em uma dessas, conta-se que havia um casal de índios na selva, que sonhavam em ter um filho. Até que Tupã , o deus dos deuses, concedeu a eles um filho perfeito. O menino era esperto e inteligente, sabido de todas as coisas. Contudo, para protegê-lo, os pais não lhe contaram sobre o segredo de Jurupari , um espírito do mal, que podia se transformar em qualquer coisa. Atiçado pela bondade do menino, Jurupari resolveu tirar-lhe a vida. O espírito do mal se transformou em serpente e, como todas as criaturas da mata eram afeiçoadas ao menino, ele não se intimidou diante do animal, que acabou por picá-lo. Ao encontrarem o menino viram que ele estava morto, com os olhos virados para trás. A floresta se abateu com tanta tristeza e, no meio do desespero, ouviu-se um trovão d